|
CANAL
DA SAÚDE
|
|
|
Not�cia - Conheça 8 benefícios da cúrcuma e saiba...
Conheça 8 benefícios da cúrcuma e saiba...
Conheça 8 benefícios da cúrcuma e saiba como incluí-la na dieta.
Você conhece todos os benefícios da cúrcuma? Também conhecida como açafrão-da-terra, essa especiaria é muito utilizada na culinária como tempero. Porém, as propriedades dela vão muito além do paladar!
Para se ter uma ideia, essa planta originária da Índia é usada há mais de seis mil anos pela medicina Ayurveda, que consiste no bem-estar físico, mental e espiritual. Com o consumo no Ocidente, muitos estudos vêm tentando explorar mais os benefícios dessa especiaria para a saúde.
Ficou curiosa? Então, confira as vantagens de inserir a cúrcuma na alimentação! Preparamos o conteúdo a seguir para compreender melhor os benefícios dessa planta para o organismo no geral e para sua pele. Confira!
1. Ação antioxidante
Um dos principais benefícios da cúrcuma no organismo é o efeito antioxidante. A curcumina, pigmento amarelo-ouro tão característico do açafrão-da-terra, possui um importante papel na neutralização dos radicais livres. Então, o que isso significa?
Já falamos sobre os radicais livres e a ação deles no organismo: tratam-se de moléculas que, quando estão em excesso no corpo, podem atacar células saudáveis, iniciando um processo de oxidação.
“O estresse oxidativo é causado quando há um desequilíbrio na quantidade de radicais livres e antioxidantes no organismo”, explica a nutricionista Laís Coelho (CRN 41763). “Os efeitos causados são os mais variados, desde o envelhecimento precoce até problemas como hipertensão”, completa.
2. Melhora da digestão
A melhora da digestão está entre os benefícios da cúrcuma, porque a especiaria possui efeito protetor no estômago. Um estudo publicado no jornal Planta Médica mostrou que a curcumina protege o revestimento do estômago contra lesões, inclusive quando consumida em jejum.
3. Ação anti-inflamatória
A cúrcuma também possui propriedade anti-inflamatória. Isso acontece porque a curcumina é capaz de inibir a liberação de proteínas que atuam em processos inflamatórios, como as citocinas.
Além disso, o açafrão-da-terra ajuda a reduzir a dor causada por doenças nas articulações, como a osteoartrite (artrose). Então, a especiaria se torna uma boa alternativa para aliviar incômodos causados por inflamações (mas lembre-se sempre de consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento, ok?).
4. Ajuda na perda de peso
A planta também ajuda na perda de peso, sabia? Como ajuda a eliminar toxinas no corpo, a curcumina reduz a produção de moléculas que colaboram com o aumento do tecido gorduroso.
Além disso, o açafrão é um ingrediente com poder termogênico. Ou seja, ele acelera o metabolismo do organismo, promovendo o gasto de mais energia (calorias).
5. Auxílio no combate a diabetes
Os benefícios da cúrcuma também estão ligados ao combate a diabetes. Um estudo demonstrou que a curcumina melhora a produção de insulina e o descarte de glicose, equilibrando o nível de açúcar no sangue.
6. Combate a resfriados e gripes
O açafrão-da-terra também possui propriedades que estimulam o sistema imunológico, atuando no combate de resfriados e gripes. O motivo disso é que a curcumina possui atividade antiviral.
Inclusive, muitas pessoas utilizam a cúrcuma como um dos ingredientes de shots matinais para a imunidade. Ao lado de frutas ricas em vitamina C, como a laranja e o limão, ela é um poderoso aliado do organismo na resposta imune.
7. Efeito neuroprotetor
A curcumina tem um papel importante como neuroprotetor, protegendo os neurônios de danos ao sistema nervoso, como doenças neurodegenerativas e derrames. Estudos mostraram que a curcumina reduz o estresse oxidativo dos neurônios após isquemia cerebral (derrame).
Além disso, a substância presente na cúrcuma equilibra os níveis de dopamina (neurotransmissor responsável pelo prazer e disposição) e serotonina (conhecido como hormônio da felicidade) no cérebro.
8. Proteção contra inflamações na pele
Afinal, quais são os benefícios da cúrcuma para a pele? Como falamos anteriormente, essa especiaria é um interessante anti-inflamatório para o nosso organismo. Além de atuar contra doenças nas articulações, ela é fundamental para proteger a cútis.
Um dos primeiros motivos disso é justamente o poder antioxidante. O excesso de radicais livres em nosso organismo, junto à queda da produção de colágeno, pode causar o envelhecimento precoce da nossa pele, com o aumento de rugas e linhas de expressão.
Para somar, a cúrcuma também atua como neutralizante dos efeitos dos raios ultravioletas (UV), diminuindo o risco de desenvolvimento de câncer de pele. Porém, nada de deixar de usar o protetor solar, ok?
Fonte: Belíssima
|
|
|
|