|
CANAL
DA SAÚDE
|
|
|
Not�cia - Açaí é recomendado no pré ou pós-treino? Entenda
Açaí é recomendado no pré ou pós-treino? Entenda
O açaí é o fruto típico da região amazônica e com o passar dos anos caiu no gosto de diversos brasileiros em qualquer refeição do dia.
Os seus principais benefícios são fonte de energia, diminuição do colesterol, fortalecimento da imunidade e fonte de cálcio. Ainda assim, o açaí é recomendado para o consumo no pré ou pós-treino?
O Açaí é aceito em qual hora do treino?
Quem vai responder essa pergunta é o Dr. Pedro Andrade, que é um dos pioneiros em medicina de precisão no Brasil e entusiasta da medicina funcional. Também é pós-graduado em nutrologia, endocrinologia e envelhecimento saudável, com cursos de extensão em nutri genética e medicina de precisão na Universidade da Carolina do Norte – Chapell Hill, nos Estados Unidos.
“O alimento pode ser utilizado tanto no pré treino, como ótima fonte de energia para melhorar o rendimento nos treinos, quanto nos pós, para auxiliar na recuperação e reposição do glicogênio muscular”, afirmou Pedro.
Agora já para aquela pessoa que mantém a prática da atividade física diária, a bebida de açaí o acompanha de acordo com as suas metas. “Depende dos objetivos da pessoa.
Caso seja o emagrecimento, talvez não seja interessante consumir diariamente. Mas, se o objetivo for hipertrofia ou performance, já fica mais viável incluir o açaí diariamente no plano alimentar”, explicou Andrade.
Essa dúvida ganhou força haja vista a alta aceitação do povo. O estudo da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) divulgado no primeiro semestre de 2021 acusou o aumento do consumo de açaí em 15% e com destaque para a capital paraense Belém, que se estima a ingestão de cerca de 300 mil toneladas por ano.
O Açaí é bomba calórica?
Detalhe que essa fruta deixou de ser popular apenas na região norte, ou seja, entrou para o cardápio de muitas pessoas de qualquer canto do país. A cada local é comum ver tipos específicos de acompanhamento, refeições em “barcas” e até misturada com muitas marcas de suplemento esportivo.
“O açaí puro não é tão calórico. O que o deixa calórico são os xaropes de guaraná e glicose (açúcar), que são adicionados para deixar a fruta doce. Como a maioria dos açaís que encontramos disponíveis em lanchonetes e quiosques possuem os tais xaropes, acaba sendo uma opção calórica que pode contribuir para o ganho de gordura”, respondeu.
Fato ou fake?
O advento tecnológico presente desde o início dos anos 2000 permite qualquer um a criar o seu espaço para o relato de experiências boas e ruins. Com isso, é comum a disseminações dos “pitacos” de youtubers e influenciadores. Afinal, vale a pena ou não incluir o açaí na dieta?
“Se for o açaí puro, sem xaropes e adoçantes, vale, sim. Pois é um alimento riquíssimo em antioxidantes, que irão contribuir para desinflamação, prevenção de doenças e melhora da saúde como um todo. É um dos alimentos com maior teor de antioxidantes que temos no mundo para se ter ideia.
Podemos encontrá-lo puro na forma de polpas congeladas em mercados, na forma liofilizara (em pó) ou diretamente com fornecedores confiáveis”, justificou.
Qual é a quantidade ideal? Há muita gordura?
“A quantidade é algo muito individual. Novamente depende do objetivo da pessoa. Para obter os benefícios da fruta, uma porção de 50-100g do açaí puro e sem açúcar já é suficiente. O nutriente em maior quantidade no açaí é o carboidrato, mas ele tem sim uma quantidade considerável de gordura em sua composição. Porém, não é um tipo de gordura prejudicial à saúde”, concluiu o Dr. Pedro Andrade.
Fonte: Sport Life
|
|
|
|