|
CANAL
DA SAÚDE
|
|
|
Not�cia - Chá para emagrecer: conheça os principais...
Chá para emagrecer: conheça os principais...
Chá para emagrecer: conheça os principais aliados da perda de peso.
Ao acordar, depois das refeições ou antes de dormir. O chá faz parte da vida da maioria das pessoas, sendo hoje uma das bebidas mais consumidas no mundo. É feito tradicionalmente com a infusão de folhas em água quente e conhecido por oferecer diversas vantagens à saúde.
Sabrina Lopes, nutricionista, comenta que cada chá oferece benefícios diferentes para a saúde. “A maior parte é diurético e contém propriedades antioxidantes. Existem chás que auxiliam na prevenção de doenças, outros que possuem efeitos calmantes, os que diminuem os efeitos da TPM etc.”, diz.
Mas, certamente, os que ganham mais destaque atualmente são aqueles considerados emagrecedores! Quem nunca ouviu falar, por exemplo, do famoso chá verde?! Ou ainda, do chá branco?
Você pode estar se perguntando: será que os chás ajudam mesmo uma pessoa a emagrecer? Há quem garanta que sim! Mas, vale destacar: eles auxiliam no processo, não fazem milagres! Só oferecerão resultados significativos se forem associados a uma dieta equilibrada.
6 melhores chás para complementar sua dieta
Mas, enfim, quais são os chás que, de fato, podem ajudar no processo de emagrecimento?
Abaixo, a nutricionista cita aqueles que podem ser aliados de quem deseja perder peso:
1. Chá verde
Sabrina explica que a Camellia Sinensis é uma erva que auxilia muito nesse processo de emagrecimento. “A partir dela são feitos os chás branco, verde e preto, que se diferem pelas condições de cultivo, preparo e acondicionamento da planta”, diz.
“O chá verde, o mais conhecido, é obtido a partir de um processo de pouca oxidação da planta, e é levemente fermentado”, destaca a nutricionista.
De gosto amargo, seu poder de emagrecimento se deve especialmente à presença de cafeína e catequinas que aceleram o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia. Além disso, ele facilita a digestão, ajuda a regular o intestino e combate a retenção de líquidos no organismo.
O chá verde é encontrado à venda em ervas (geralmente, a opção mais recomendada), em saquinhos (sachês), em pó e até em cápsulas. Existem ainda algumas versões prontas para beber, mas estas, de forma geral, são menos eficazes.
Como preparar o chá verde:
Coloque 1 litro de água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas, apague o fogo. Acrescente 1 ou 2 colheres de sopa da erva do chá verde. (O ideal é começar com 1 colher, pelos menos até você se acostumar com o sabor do chá). Depois, abafe por 2 ou 3 minutos. Coe e tome.
2. Chá preto
Feito também das folhas da Camellia Sinensis, o chá preto, em comparação ao verde, é mais forte e fermentado, e sofre uma maior oxidação, de acordo com Sabrina.
Como o chá preto passa por um processo de fermentação maior, possui ação antioxidante menor do que os outros dois chás (verde e branco) e bastante cafeína, o que contribui para a perda de peso, já que acelera o metabolismo.
Devido à cafeína, e se consumido em quantidades adequadas, diminui a sensação de fadiga e sonolência, já que possui propriedades excitantes, e estimula o cérebro, além de ajudar na digestão.
O chá preto é encontrado à venda geralmente em ervas e em saquinhos (sachês).
Como preparar o chá preto:
Coloque 1 litro de água para ferver e espere que surjam as bolhas (que a água esteja fervendo), então apague o fogo. Acrescente 1 ou 2 colheres de sopa da erva. Depois, abafe por 3 a 5 minutos. Coe e tome.
3. Chá branco
Sabrina explica que o chá branco é feito da infusão das folhas jovens da Camellia Sinensis, sem processo de oxidação.
Como a planta não passa por fermentação, possui ação antioxidante mais forte, porém, menor quantidade de cafeína.
Sua potente ação antioxidante é decorrente das catequinas presentes em grandes quantidades neste chá. Assim, o consumo adequado pode ajudar a prevenir o câncer, doenças cardiovasculares e cerebrais degenerativas, além de ter ação anti-inflamatória e proteger o fígado.
Embora possua menos cafeína do que o chá verde e o preto, pode ajudar no processo de emagrecimento com sua ação termogênica.
O chá branco é encontrado à venda, de forma geral, em ervas, em saquinhos (sachês) e em pó.
Como preparar o chá branco:
Coloque 1 litro de água para ferver e espere até que surjam as primeiras bolhas e já apague o fogo. Acrescente 1 ou 2 colheres de sopa da erva. Depois, abafe por 4 a 8 minutos. Coe e tome.
4. Matchá
Sabrina destaca que atualmente ouve-se falar muito do Matchá, que também é feito da Camellia Sinensis. “Mas o processo de produção é diferente, ele é elaborado com folhas mais novas que são trituradas lentamente e reduzidas a pó, preservando mais a clorofila, aminoácidos e L-theaninas”, diz.
O chá é rico em flavonoides e cafeína, que são considerados termogênicos (ou seja, aumentam o metabolismo) e têm propriedades antioxidantes (retardam o envelhecimento das células).
O Matchá apresenta alta concentração de aminoácidos devido à sua forma de produção, e estes são essenciais para a manutenção dos músculos do corpo. Exatamente por isso o chá é reconhecido atualmente por ajudar no processo de recuperação após fadiga muscular, sendo um aliado dos praticantes de atividades físicas.
Como preparar o Matchá:
Ele é encontrado em pó, use 1/2 colher de chá de Matchá para 50 ml de água. Ferva a água separadamente (mantenha a temperatura na média de 70ºC). Adicione o pó de Matchá na sua xícara e depois despeje a água quente, mexendo até diluir o chá. Ou ainda, siga as instruções da embalagem do produto.
5. Chá de carqueja
De acordo com Sabrina, a carqueja é outra planta que pode auxiliar no processo de emagrecimento. “O chá é feito em infusão com as hastes da planta, possui um gosto amargo. Ela é indicada para auxiliar no emagrecimento por ter efeitos diuréticos e laxantes. Também é usada para combater problemas hepáticos, digestivos e no controle da diabetes”, diz.
O chá de carqueja costuma ser vendido em ervas e em saquinhos (sachês).
Como preparar o chá carqueja:
Coloque ½ litro de água para ferver e quando ela atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e acrescente 2 colheres (sopa) de folhas da planta. Abafe o chá por alguns minutos, deixe amornar, coe e beba.
6. Chá de hibisco
“O hibisco também é um queridinho quando se fala em emagrecimento, porque ele acelera o metabolismo estimulando a queima de gordura, possui efeitos diuréticos, laxantes e também calmantes”, explica Sabrina.
“Além disso, esse chá previne a diabetes, diminui os níveis de colesterol e triglicérides”, acrescenta a nutricionista.
O chá de hibisco é encontrado na forma de ervas (geralmente, a opção mais recomendada), em saquinhos (sachês), em pó e até em cápsulas.
Como preparar o chá de hibisco:
Coloque para aquecer 1 litro de água, quando chegar no ponto de fervura, desligue o fogo e acrescente 2 colheres (sopa) de hibisco. Deixe descansar de 5 a 10 minutos, depois coe e beba.
Não faltam chás que podem dar uma forcinha no emagrecimento! Para saber qual é o mais indicado para o seu caso, o ideal é contar com as orientações de um nutricionista.
Vale destacar que, todos esses chás, por mais que ofereçam benefícios, devem ser consumidos sem exageros.
“É necessário ter cuidado com excessos, o ideal antes de consumir qualquer tipo de chá com intuito terapêutico é procurar um médico ou nutricionista”, destaca Sabrina.
Como utilizar os chás em uma dieta de emagrecimento?
Sabrina destaca que os chás devem ser auxiliadores nas dietas para emagrecimento. Ou seja, sozinhos não oferecerão benefícios. O consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e, de preferência, à prática de atividades físicas.
“A maioria dos chás que auxiliam nessas dietas possui cafeína, por isso é interessante não tomá-los próximo de períodos noturnos”, lembra Sabrina.
“As quantidades devem ser indicadas por um profissional, levando em consideração a individualidade biológica de cada pessoa”, acrescenta a nutricionista.
Além disso, o profissional indicará qual é o tipo de chá mais indicado para sua dieta de emagrecimento e como ele poderá ser comprado (em ervas, sachês, pó). Bem como o melhor ou os melhores horários do dia para o consumo.
Engana-se quem pensa que os chás, por serem naturais, não oferecem riscos à saúde se consumidos de forma errada. “O consumo exagerado dos chás sem orientação pode causar hipertensão ou hipotensão arterial, arritmia cardíaca, insônia ou gastrites.
Alguns chás não devem ser consumidos por gestantes ou lactantes. Por isso, é interessante a prescrição de médico ou nutricionista antes de consumi-los”, lembra a nutricionista Sabrina.
Fonte: Dicas de Mulher
|
|
|
|