Home
 
MagisPharma
 
Produtos
 
Orçamento Online
 
Serviços
 
Atendimento
 
Trabalhe Conosco
     
 
CANAL DA SAÚDE


 
Not�cia - Atividade física infantil: 6 dicas para estimular Atividade física infantil: 6 dicas para estimular

O sedentarismo na infância está cada vez mais presente entre as crianças, podendo provocar grandes prejuízos na saúde e no desenvolvimento dos pequenos.

A atividade física infantil deve ser incentivada desde cedo para evitar esses problemas e, assim, promover bem-estar e qualidade de vida.

Diversas modalidades podem ser executadas pelas crianças, porém, deve-se tomar alguns cuidados. As atividades devem concordar com seus limites e faixa etária, para evitar acidentes e lesões. E há opções que podem ser bem divertidas, podendo praticá-las ao ar livre ou não.

Entretanto, nem sempre a garotada gosta de executá-las ou se motiva para fazer de maneira regular. Por isso, separamos dicas especiais para você estimular o gosto pela atividade física. Aproveite a leitura!

Entenda os benefícios da atividade física na infância

Trabalham aspectos motores, cognitivos e comportamentais, gerando muitos benefícios para as crianças. Porém, para adquirir todas essas vantagens, devem ser praticadas regularmente, conforme as orientações de especialistas. Os principais benefícios são:

- Ajuda a fortalecer os músculos e ossos;

- Aumenta a capacidade física;

- Contribui para o crescimento e desenvolvimento adequado;

- Promove a postura correta;

- Aprimora o equilíbrio e flexibilidade;

- Incentiva a realizar hábitos saudáveis;

- Controla o peso corporal;

- Aprimora a coordenação motora;

- Aumenta a qualidade do sono;

- Melhora a saúde mental;

- Trabalha a socialização;

- Desenvolve a percepção de espaço e orientação espacial.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as atividades físicas infantis devem durar em torno de 60 minutos por dia, com intensidade moderada ou maior. Os exercícios aeróbicos devem ser em maior quantidade e distribuídos durante a semana, em conjunto com atividades de fortalecimento muscular e dos ossos em menor quantidade. Além disso, a frequência, intensidade e duração, devem-se respeitar a idade e limitações da criança.

Como estimular a atividade física entre as crianças?

Estimular os pequenos a realizar atividade física pode ser um desafio, mas há estratégias que ajudam a mudar essa situação, que com paciência e criatividade se conquista o empenho necessário. Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a motivar seus filhos. Veja:

1. Encontre uma modalidade que a criança goste

As crianças podem praticar diversas atividades físicas e esportes. Podem correr, pedalar, dançar, nadar, entre outras. Dentre as opções mais comuns estão:

- Andar de bicicleta;

- Natação;

- Judô;

- Futebol;

- Futsal;

- Balé;

- Corrida;

- Ginástica artística.

Apresente essas e outras opções para o pequeno conhecer e converse sobre cada uma. Encontre clubes ou escolas para ter orientações mais adequadas à faixa etária. Leve a criança para ter uma aula teste, e assim poder analisar se realmente vai gostar de praticar.

2. Prefira brincadeiras e passeios que incluam mais movimentos

Se a criança não gostar de um esporte, ou se não for possível a matricular em uma escolinha, pode-se buscar outras alternativas bem criativas. Uma delas é buscar espaços recreativos que ofereçam ações e brincadeiras com movimentos físicos.

Outra opção é buscar realizar atividades e passeios que coloquem o corpo para se movimentar em horários alternativos, como fins de tarde e finais de semana. Pode-se andar de bicicleta no parque, realizar uma caminhada no bairro, ir a uma pista para andar de skate e assim por diante.

3. Invista em bons equipamentos e acessórios para a prática adequada

Ao decidir a modalidade da atividade física, lembre-se de adquirir os equipamentos e acessórios necessários para a prática. Cada esporte pode demandar itens específicos, então verifique antes com a escolinha o que irá precisar. Além disso, vai ser necessário também roupas e calçados adequados para promover conforto, segurança e desempenho. Vale também para os passeios e brincadeiras caseiras ou com a família fora de casa.

Por exemplo, se a criança for praticar ciclismo, um equipamento fundamental é a bicicleta. Isso vale também para passeios de bike nos finais de semana com a família. Para isso, aposte em bicicletas seguras para crianças, que sejam do tamanho adequado e com materiais de boa qualidade. Outros acessórios podem ser necessários, como capacetes, tornozeleiras, entre outros. Afinal, segurança em primeiro lugar, e sem abrir mão do conforto!

4. Crie desafios com recompensas

Que tal criar desafios e oferecer recompensas caso sejam executados? É uma ótima maneira de manter a motivação e engajamento para concluir as metas. E toda a família pode participar e encorajar um ao outro. Seja criativo e escolha os desafios conforme a atividade ou esporte, visando contribuir para um melhor desempenho também.

5. Dê o exemplo

Não adianta muito ficar cobrando dos pequenos a prática da atividade física, se você como o responsável não executa nenhuma. Ou se executa, não respeita a regularidade. As crianças tendem a imitar os adultos, então movimente-se também e seja um bom exemplo de superação e desempenho.

6. Converse sobre os motivos de praticar atividade física

É fundamental que os pequenos entendam o motivo e a importância de fazer qualquer coisa, inclusive de realizar atividades físicas. Seja criativo e explique em um linguajar apropriado para idade, além de sempre buscar lembrar a criança sobre os benefícios para ressaltar ainda mais a importância desse hábito saudável para o corpo.


Fonte: Hora Brasil
 
 
 
                 
 
MagisPharma   Produtos Atendimento
Histórico Sáude e Bem-estar Contato
Serviços Nutrição e Suplementos Orçamento Online
Trabalhe Conosco Beleza e Estética Farmacêutico
  Florais e Homeopatia Localização
(19) 3289-2319
(19) 3289-1923
Av. Santa Isabel, 284
Barão Geraldo - Campinas/SP
atendimento@magispharma.com.br
 
   
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet