Home
 
MagisPharma
 
Produtos
 
Orçamento Online
 
Serviços
 
Atendimento
 
Trabalhe Conosco
     
 
CANAL DA SAÚDE


 
Not�cia - 11 benefícios da erva-cidreira para sua saúde 11 benefícios da erva-cidreira para sua saúde

É incrível como plantas comuns podem fazer tão bem à nossa saúde. A erva-cidreira, a queridinha de quem sofre com insônia, não ajuda só na hora da soneca não. Ela também é rica em vários nutrientes, confira aqui os benefícios que essa planta pode trazer para a sua saúde!

11 benefícios da erva-cidreira para sua saúde

1. Melhora a qualidade do sono
Quem nunca tomou um chazinho de erva cidreira para dormir? Essa planta tem compostos fenólicos, como ácido rosmarínico, que tem propriedades calmantes e sedativas, causando a sonolência e induzindo a pessoa a ter um sono mais profundo e com maior qualidade.

Estudos também revelam que ao ser tomado duas vezes ao dia durante quinze dias, o chá de erva-cidreira pode melhorar o sono de pessoas com insônia e que, quando combinado com a valeriana, pode aliviar inquietações ou distúrbios do sono.

2. Tem ação antioxidante
O mesmo ácido romarínico, junto com o cafeico, também presente em sua composição, tem ação antioxidante, combatendo radicais livres e reduzindo os danos e envelhecimento das células. A erva-cidreira ajuda também na prevenção de doenças associadas ao estresse oxidativo pelos radicais livres como doenças cardiovasculares.

3. Melhora o sistema cardiovascular
Como informado no tópico acima, a erva-cidreira pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares associadas ao estresse. Ela também ajuda na circulação sanguínea, auxiliando na prevenção de doenças relacionadas à pressão sanguínea.

4. Alivia o estresse e ansiedade
O ácido rosmarínico presente na erva-cidreira age aumentando a atividade de neurotransmissores no cérebro, contribuindo para a sensação de relaxamento do corpo, bem-estar, tranquilidade e diminuição dos sintomas de ansiedade como agitação e nervosismo.

Estudos também revela que uma única dose de erva-cidreira aumenta a calma e o estado de alerta em adultos sob estresse mental e que tomar cerca de 300 a 600 mg da planta três vezes ao dia também pode reduzir os sintomas de ansiedade.

5. Alivia dores de cabeça
As propriedades analgésicas da planta ajudam no combate às dores de cabeça. Por auxiliar na circulação sanguínea, a erva-cidreira também pode contribuir para o combate das dores.

6. Diminui os gases
Em sua composição, a erva-cidreira tem um óleo essencial que possui ação antiespasmódica e carminativa. Ele tem a capacidade de inibir a produção de substâncias que contraem ainda mais o intestino, resultando no alívio das cólicas intestinas e combatendo a produção de gases.

7. Ajuda o sistema respiratório
A planta também é capaz de combater a tosse e ainda é aliada no tratamento de doenças como asma e bronquite.

8. Alivia sintomas da TPM
Por possuir propriedades relaxantes, calmantes e por auxiliar na circulação do sangue, a erva-cidreira pode aliviar as dores musculares e cólicas menstruais da TPM. O aumento de atividade do neurotransmissor GABA, que ajuda a combater o estresse, também pode aliviar o mal humor, ansiedade e nervosismo dessa época conturbada.

9. Problemas gastrointestinais
A ação anti-inflamatória, antioxidante, antiespasmódica e a eliminação de gases intestinais, pode auxiliar em vários problemas gastrointestinais como: dor de estômago, náuseas, indigestão, refluxo, síndrome do intestino irritável, vômito etc.

10. Combate a herpes labial
Alguns estudos mostram que os ácidos cafeico, felúrico e rosmarínico presentes na erva-cidreira têm ação contra o vírus da herpes labial, inibindo e impedindo que o vírus se multiplique.

11. Auxilia no tratamento da Alzheimer
Estudos revelam também que alguns compostos fenólicos como o citral da erva-cidreira podem inibir a colinesterase, uma enzima responsável por degradar a acetilcolina, um neurotransmissor cerebral importante para a memória. Pessoas que têm Alzheimer normalmente apresentam uma diminuição da acetilcolina, o que é associado à perda de memória e diminuição da capacidade de aprender coisas novas.

Quantidade de consumo
De acordo com a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são recomendados cerca de 1 a 4 gramas de folhas por cada 150 ml de água. O chá deve ser consumido cerca de 2 a 3 vezes no dia. Não é recomendado mais de 12 gramas de folhas por dia ou 450 ml de chá.

Contraindicação
Crianças com menos de 12 anos, lactantes e gestantes devem evitar o consumo da erva-cidreira. Ela também não é recomendada para pessoas com hipotensão e hipotireoidismo e nem para as pessoas que já fazem uso de algum tipo de medicamento sedativo ou calmante.


Fonte: Seleções
 
 
 
                 
 
MagisPharma   Produtos Atendimento
Histórico Sáude e Bem-estar Contato
Serviços Nutrição e Suplementos Orçamento Online
Trabalhe Conosco Beleza e Estética Farmacêutico
  Florais e Homeopatia Localização
(19) 3289-2319
(19) 3289-1923
Av. Santa Isabel, 284
Barão Geraldo - Campinas/SP
atendimento@magispharma.com.br
 
   
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet