|
CANAL
DA SAÚDE
|
|
|
Not�cia - O confinamento e os pés: tudo que você precisa saber
O confinamento e os pés: tudo que você precisa saber
Atualmente, diversos países declararam medidas de quarentena devido à pandemia do coronavírus. Isso significa que devemos ficar em casa e sair apenas para o necessário, como fazer compras ou trabalhar, caso seja imprescindível. No entanto, o que o confinamento tem a ver com a saúde dos nossos pés?
Essa situação é muito delicada porque o nosso nível de atividade física foi bastante reduzido. Além disso, todos os hábitos da nossa rotina mudaram, como a forma como nos vestimos e a alimentação. Portanto, é normal que todo o nosso corpo sofra de uma maneira ou de outra, incluindo os pés.
Nossos pés estão acostumados a um tipo de calçado e a um mínimo de horas de atividade. Da mesma forma, eles permanecem vulneráveis a qualquer ferida ou lesão, como a aparição de uma unha encravada. Neste artigo, explicaremos tudo que você deve saber sobre o confinamento e os pés.
Como o confinamento afeta os nossos pés?
O confinamento nos obriga a ficar em casa e a restringir todas as atividades externas. Isso deixa a nossa mobilidade muito reduzida. Embora seja verdade que você pode se exercitar em casa, algumas pessoas nem sequer têm espaço suficiente ou não se sentem motivadas para fazê-lo.
Além disso, durante a rotina normal, quase todas as pessoas andam um pouco, seja no local de trabalho, fazendo compras ou apenas fazendo uma caminhada. O fato de tudo isso ter sido restringido inevitavelmente leva a um estilo de vida mais sedentário ou a passar muito tempo deitado e sentado.
O confinamento também alterou nossos hábitos de vestimenta. Em casa, raramente usamos os sapatos que usaríamos em qualquer dia da nossa rotina comum. Embora pareça besteira, nossos pés podem se habituar a eles.
Os podólogos afirmam que nunca é apropriado abusar do mesmo sapato. O mesmo vale para andar descalço. Ficar sem sapatos é totalmente natural, mas faz com que seja mais fácil lesionar os dedos ou sentir frio.
Quais lesões podem aparecer?
Embora seja verdade que a maioria dos ferimentos nos pés que podem ocorrer durante o confinamento não seja grave, há algumas situações que exigem uma atenção especial. No caso dos idosos ou diabéticos, é necessário ser mais cauteloso.
O pé diabético é uma patologia que geralmente aparece naqueles com diabetes de longa evolução ou com baixo controle da glicose. A sensibilidade é perdida nesta parte do corpo, então, qualquer ferida pode se complicar.
Por outro lado, existem outras lesões que precisam ser consideradas. Qualquer golpe nos pés durante o confinamento pode levar a uma fratura ou problema muscular. Também devemos destacar as unhas encravadas, que podem causar muita dor e até mesmo uma infecção no pé.
Quais cuidados devemos tomar?
Para evitar complicações nos nossos pés durante o confinamento, existem algumas medidas muito simples que podemos colocar em prática. Antes de mais nada, o ideal é manter uma rotina diária de exercícios.
Existem muitas maneiras fáceis e divertidas de se exercitar em casa. Há vários vídeos de aulas criadas por professores ou aplicativos de exercícios. Você mesmo pode criar o treino que melhor se adapte à sua condição física.
Além disso, é recomendável trocar de sapatos pelo menos duas vezes por dia. Escolha sapatos confortáveis, como tênis ou o que você costuma usar no seu dia a dia. Isso impedirá que seus pés fiquem desacostumados.
Por fim, é muito importante manter a higiene adequada e tentar usar meias e sapatos que permitam uma boa transpiração. Nossos pés são uma parte muito importante do nosso corpo e não devemos esquecê-los durante o confinamento.
Fonte: Melhor com Saúde
|
|
|
|