Home
 
MagisPharma
 
Produtos
 
Orçamento Online
 
Serviços
 
Atendimento
 
Trabalhe Conosco
     
 
CANAL DA SAÚDE


 
Not�cia - Noz-moscada: benefícios surpreendentes para o cardápio Noz-moscada: benefícios surpreendentes para o cardápio

Originária da Índia, a noz-moscada é um dos ingredientes que motivou os portugueses à explorarem aquela área. Ela é derivada do fruto da moscadeira, uma planta que pode chegar de 10 a 15 metros de altura, com inúmeras ramas ao redor do tronco principal.

Esta especiaria já foi muito utilizada para aromatizar cervejas. Já na Itália antiga, aproveitavam o seu aroma característico e perfumavam as ruas em dias de celebrações. Inclusive, já foi considerada símbolo de status, devido a seu preço elevado de comercialização.

De acordo com Vivian Talarico, nutricionista, a noz-moscada possui composição bastante variada, apresentando uma média geral de: 9.0% de água; 6.5% de compostos nitrogenados; 33% de gorduras; 4.5% óleos essenciais; 27 % de amido; 14.5 % de extratos não nitrogenados; 3% de celulose e 2,5% de cinzas.

Com formato arredondado, possui cor terracota e um pouco alaranjada, apresentando um sabor que nos remete à uma mistura de pimenta do reino com canela. Além disso, a noz-moscada ainda é considerada calórica, onde cada 100 gramas contém 525 calorias, porém possui baixo índice glicêmico.

8 benefícios surpreendentes da noz-moscada

Esta especiaria era muito apreciada desde a antiguidade por apresentar propriedades afrodisíacas, aromáticas e curativas. Confira a seguir alguns dos benefícios provindos do seu consumo regular, de acordo com a nutricionista:

Efeito detox: se utilizada como um tônico, a noz-moscada possui a capacidade de remover as toxinas do corpo, atuando no sistema digestório, promovendo a saúde do fígado e a dissolução de cálculos renais.

Ajuda na indigestão: quando utilizada em óleo, este ajuda na eliminação de gases, melhora das dores de estômago e interrupção de diarreia.

Tônico cerebral: “Ela possui em sua composição a miristicina, substância muito conhecida por proteger o cérebro de doenças degenerativas”, revela Vivian.

Alívio da dor: famosa na medicina tradicional chinesa, seu óleo é utilizado para combater inflamações, aplicado nas articulações e para tratar dores abdominais.

Pele mais saudável: segundo a profissional, esta especiaria ainda auxilia na manutenção de uma pele mais saudável e bonita. É possível misturar seu pó com mel e aplicar na região afetada por espinhas, auxiliando a remoção das marcas de acne.

Indutor do sono: uma dica para pegar no sono mais facilmente é misturar uma colher de café de noz-moscada com um copo de leite. Isso irá garantir maior relaxamento e indução do sono.

Previne problemas cardiovasculares: coadjuvante na prevenção de problemas cardiovasculares, a noz-moscada aumenta a circulação sanguínea, estimulando o coração.

Combate problemas respiratórios: ingrediente comumente encontrado em xaropes para tosse, esta especiaria proporciona o alívio da congestão e seu óleo pode ajudar no tratamento para asma.

Vale lembrar que o consumo deste ingrediente deve ser regular, pois só assim os seus efeitos benéficos poderão ser observados. Além disso, podemos citar ainda sua função aromática, onde esta é polvilhada sobre refeições, garantindo mais sabor ao prato.

Os benefícios proporcionados por este ingrediente são inúmeros, afetando diretamente a qualidade de vida de quem a utiliza. Sem esquecer do sabor inigualável que ela proporciona aos alimentos, mas, assim como qualquer alimento, deve ser consumida com moderação.


Fonte: Dicas de Mulher
 
 
 
                 
 
MagisPharma   Produtos Atendimento
Histórico Sáude e Bem-estar Contato
Serviços Nutrição e Suplementos Orçamento Online
Trabalhe Conosco Beleza e Estética Farmacêutico
  Florais e Homeopatia Localização
(19) 3289-2319
(19) 3289-1923
Av. Santa Isabel, 284
Barão Geraldo - Campinas/SP
atendimento@magispharma.com.br
 
   
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet