|
CANAL
DA SAÚDE
|
|
|
Not�cia - 10 dicas para se alongar e ganhar disposição
10 dicas para se alongar e ganhar disposição
Passar algumas horas na frente do computador ou realizar tarefas simples deixam você com preguiça e sensação de que está quebrada? Então, aposte nos alongamentos! São exercícios fáceis, que dispensam local e roupas apropriados e não exigem nenhum esforço.
Confira as 10 dicas para se alongar e mandar a preguiça embora!
Movimentos básicos
1. Sentada ou em pé, com os braços ao longo do tronco, relaxe os ombros e, lentamente, incline a cabeça para frente, alongando os músculos posteriores do pescoço. Mantenha e respire normalmente por 10 a 15 segundos.
2. Na mesma posição, vire a cabeça para a direita e, depois, para a esquerda, mantendo por 10 a 15 segundos de cada lado.
3. Leve os braços para trás das costas e entrelace os dedos com as palmas das mãos voltadas para dentro. Fique 10 ou 15 segundos.
4. Eleve os braços, entrelace os dedos e vire as palmas das mãos para fora. Permaneça com os braços para cima por de 10 a 15 segundos.
5. Apoie-se em uma mesa, semi-flexione os joelhos, coloque o queixo no peito e incline-se para frente, mantendo a posição durante 15 segundos.
6. Com a coluna reta, incline a cabeça para baixo e mantenha por 10 segundos. Depois, incline a cabeça para trás pelo mesmo tempo.
7. Puxe devagar a cabeça para o lado direito e mantenha por 10 segundos. Faça o mesmo do lado esquerdo.
8. Faça uma rotação com os ombros para trás, de forma lenta e mais acentuada possível, como se quisesse encostar o ombro na orelha. Repita o movimento para frente.
9. Em pé, com os pés afastados e os joelhos relaxados, solte o corpo para frente sem esforço. Mantenha a posição por 15 segundos respirando normalmente e volte lentamente à posição original, levantando a cabeça por último.
10. Estique um dos braços para frente e puxe a mão pelos dedos, no sentido do antebraço, com a palma para frente. Aguarde 10 segundos. Repita com os dedos voltados para baixo e a palma em direção ao corpo. Faça o mesmo com o outro braço.
Exercícios para qualquer hora
Seja uma caminhada curta ou uma aula de ginástica, o alongamento é indispensável antes e depois de qualquer exercício. “No início, os movimentos deixam a musculatura aquecida para o exercício. No final, evitam que os músculos fiquem encurtados, o que prejudica a flexibilidade do corpo”, explica Marcelo Melo, professor.
Em casa, no carro ou no ambiente de trabalho, os movimentos aliviam a tensão nervosa, reduzem os desconfortos do corpo e ainda diminuem os riscos de lesões por esforço repetitivo (LER). Durante o alongamento, respire lentamente e relaxe. Faça o movimento até perceber uma leve tensão, mas não force se sentir dor.
Fonte: Alto Astral
|
|
|
|