Home
 
MagisPharma
 
Produtos
 
Orçamento Online
 
Serviços
 
Atendimento
 
Trabalhe Conosco
     
 
CANAL DA SAÚDE


 
Not�cia - Biomassa de banana verde: quais são seus benefícios? Biomassa de banana verde: quais são seus benefícios?

A biomassa de banana verde é um ingrediente culinário feito a partir da polpa da banana quando ainda está verde.

É uma importante fonte de amido resistente, um carboidrato que proporciona benefícios para a saúde, como ação prebiótica, prevenção de diabetes, prevenção de doenças cardíacas, entre outros.

Outro benefício da biomassa de banana verde é que ela pode ser feita em casa e usa apenas a banana verde e água, sendo um alimento barato e acessível para a população de baixa renda. Ela ainda atua como um excelente espessante para preparações doces e salgadas, sem afetar a palatabilidade e o valor nutricional dos alimentos.

Previne câncer no trato digestivo

A banana verde é bastante rica em amido resistente. O consumo dessa substância tem sido associado a efeitos anticancerígenos na região do cólon, reto e intestino grosso. Isso porque o amido resistente melhora a função intestinal, diminuindo o tempo de exposição da mucosa a substâncias tóxicas, que costumam ser frequentemente ácidos biliares secundários e proteínas fermentadas.

Os ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), produzidos pela fermentação do amido resistente, são um dos principais fatores de proteção para a mucosa do cólon contra mutações celulares malignas.

Faz bem para o intestino

O amido resistente da biomassa de banana verde ajuda a aumentar o volume do bolo fecal, melhora a textura das fezes e facilita o trânsito intestinal. Devido a esses benefícios, a biomassa de banana verde tem sido muito utilizada para o tratamento popular de diversas condições como diarreia, dispepsia (inflamação ou infecção do trato digestivo) e úlceras pépticas.

Ação prebiótica

Os prebióticos são partes não ingeridas dos alimentos que consumimos que servem de alimento para os micro-organismos benéficos do intestino. É por isso que ingerir alimentos prebióticos é importante para a manutenção da microbiota intestinal. A ação prebiótica da biomassa de banana verde é um dos fatores responsáveis por melhorias no trato digestivo.

Um estudo feito em Bangladesh com crianças internadas que apresentavam diarreia infecciosa, concluiu que o amido resistente presente na banana verde cozida, junto da hidratação via oral, auxiliou na recuperação diminuindo a perda de líquido pelas fezes e vômitos, além de diminuir de modo significativo o tempo de internação.

Outros estudos semelhantes, realizados em pessoas que apresentavam outros tipos de infecções como cólera, mostraram redução na gravidade e mortalidade causada pela infecção.

Previne diabetes

O Índice Glicêmico (IG) de um alimento é dado pela velocidade da digestão do amido por enzimas pancreáticas. Alimentos com digestão lenta e baixo IG têm sido associados com o melhor controle do diabetes e também à sua prevenção quando consumidos a longo prazo.

Sabe-se que a hiperinsulinemia está relacionada ao desenvolvimento de doenças crônicas conhecidas como “síndrome metabólica”, clinicamente reconhecida pela presença de diabetes do tipo II, obesidade, hipertensão, doenças coronarianas e dislipidemias. Pesquisas sugerem que o consumo de amido resistente, como o encontrado na biomassa de banana verde poderia diminuir as taxas de glicose e a resposta insulínica pós refeição.

Ajuda a controlar o colesterol

Pesquisas mostram que o consumo continuado de amido resistente auxilia também na diminuição de níveis séricos de colesterol e triglicérides, contribuindo no tratamento de dislipidemias e na prevenção de doenças coronarianas. Um estudo realizado em ratos mostrou que em animais alimentados com amido resistente, como o encontrado na biomassa de banana verde, as concentrações plasmáticas de colesterol e triglicérides foram menores 32 e 29% respectivamente, do que nos animais tratados com drogas específicas.

Substitui receitas com glúten

Celíacos; pessoas com intolerância ou sensibilidade ao glúten; ou que não querem ingerir alimentos com glúten, podem utilizar a biomassa de banana verde como substituto em receitas que levam cereais que contêm glúten como trigo, aveia e centeio.

Como fazer biomassa de banana verde

Ingredientes

- 1 cacho de banana verde;
- Água filtrada suficiente para cozinha a banana.

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, deixe a banana cozinhar até pegar pressão. Aguarde sete minutos e desligue. Depois que sair toda a pressão, abra a panela. Você pode bater a banana com a casca mesmo, já que a biomassa fica com muito mais fibras. Vira uma maçaroca. Depois, pode guardar em uma forminha de gelo, usando um cubinho por vez.


Fonte: eCycle
 
 
 
                 
 
MagisPharma   Produtos Atendimento
Histórico Sáude e Bem-estar Contato
Serviços Nutrição e Suplementos Orçamento Online
Trabalhe Conosco Beleza e Estética Farmacêutico
  Florais e Homeopatia Localização
(19) 3289-2319
(19) 3289-1923
Av. Santa Isabel, 284
Barão Geraldo - Campinas/SP
atendimento@magispharma.com.br
 
   
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet