|
CANAL
DA SAÚDE
|
|
|
Not�cia - 15 alimentos sem glúten para quem tem doença celíaca
15 alimentos sem glúten para quem tem doença celíaca
A doença celíaca é uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte. De origem genética, pode causar diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, câncer e até déficit de crescimento em crianças.
Por ser uma proteína de difícil digestão e encontrada em alguns alimentos, várias pessoas têm alergia ao glúten, sendo necessário eliminar o componente da sua alimentação.
Encontrado principalmente em pães, macarrões, bolos e bolachas, o glúten é responsável por deixar a massa mais elástica e também resistente. Para as pessoas que têm intolerância ao glúten, é muito importante ler as informações nas embalagens de todos os produtos consumidos.
Selecionamos 15 alimentos e ingredientes essenciais para a saúde humana que não contém glúten e podem ser consumidos tranquilamente por quem possui a doença celíaca, confira:
Arroz: Principal alimento na mesa dos brasileiros, o arroz não tem glúten. A farinha de arroz é uma ótima substituta para a farinha de trigo na hora de fazer bolos, pães e massas.
Feijão: O feijão é um ótimo complemento para o arroz e, por sorte, também é um ingrediente sem glúten.
Carnes: Todas as carnes não processadas são livres de glúten.
Mandioca: Essa é uma ótima opção para substituir o pão, que é um alimento rico em glúten.
Batata: Além de ser livre de glúten, a batata substitui vários ingredientes que têm essa proteína.
Milho: Rico em vitaminas A, B e E, antioxidantes e minerais, o milho é outro ingrediente livre de glúten. Consequentemente, alimentos derivados dele, em sua maioria, também são, tais como pipoca, pamonha, canjica e fubá.
Ovo: O ovo também é um ingrediente sem glúten.
Vegetais: Os vegetais também são uma parte relevante da nossa alimentação e livres de glúten.
Castanhas: Nenhuma castanha ou amendoim contém glúten. Uma porção diária desses alimentos ajuda a manter a saúde do seu coração, combate o envelhecimento precoce e ajuda a matar a fome.
Polvilho: Esse ingrediente vem da mandioca. Têm dois tipos de polvilho: o doce e o azedo — e ambos são perfeitos para muitas receitas.
Soja: A soja é uma grande fonte de proteínas e é livre de glúten.
Mel: Uma ótima opção para pessoas celíacas, pois pode melhorar a capacidade digestiva.
Frutas: De qualquer maneira, frutas são essenciais para uma dieta balanceada, contudo, se você pretende cortar o glúten do seu dia a dia de vez, as frutas se tornam ainda mais importantes.
Fubá: O fubá é uma farinha fina que vem do milho. Ela é muito usada para fazer bolos, e pode ser uma boa saída para uma dieta “glúten free”.
Quinoa: A quinoa é um alimento que possui um alto valor biológico, isso significa que ela tem todos os aminoácidos que são indispensáveis para o nosso organismo. Também é fonte de cálcio, ferro e ômega 3. A quinoa não contém glúten.
Fonte: Jetss
|
|
|
|