|
CANAL
DA SAÚDE
|
|
|
Not�cia - Shitake: Propriedades e benefícios para emagrecer
Shitake: Propriedades e benefícios para emagrecer
O cogumelo shitake e suas propriedades são altamente valorizados no Oriente há milhares de anos. No entanto, no Ocidente é difícil encontrá-lo a não ser em restaurantes chineses ou japoneses, assim como em lojas orientais. É uma pena, porque seu sabor é requintado e seus benefícios admiráveis. Mas para que serve o shitake?
Primeiro você deve encontrar onde comprar o cogumelo shitake (pode ser on-line ou em lojas orientais, se há um bairro chinês na sua cidade vai encontrá-lo lá). Nas grandes cidades é bastante simples encontrá-lo, talvez até o veja em ervanários. Uma vez que o tenha em suas mãos poderá começar a incorporá-lo em suas receitas e aproveitar as propriedades do cogumelo shitake. O shitake (Lentinus edodes) é o cogumelo mais consumido no mundo, vejamos sua composição nutricional a cada 100 gramas.
- 40 calorias;
- Entre 15% e 35% de proteínas;
- 7 gramas de carboidratos;
- 8 gramas de fibra;
- 8 mg de tiamina;
- 5 mg de riboflavina.
Também contém vitaminas B2, B6, B12, D, minerais, selênio, cobre, zinco, ferro e manganês. Mas seus principais princípios ativos que lhe conferem suas mais benéficas propriedades são:
Eritadenina: reduz o colesterol entre 5% e 10%.
Lentinan: extrato de açúcar com propriedades anti-cancerígenas.
Interferon: substância química que torna as células imunes às infecções virais. Também é bom contra o câncer e no tratamento da hepatite B e C.
Ergosterol: se converte em vitamina D que colabora na absorção de fósforo, cálcio e também é bom para tratar o câncer.
Benefícios para emagrecer
É rico em água e pobre em calorias. Como os vegetais é recomendado para dietas por estas duas simples razões. O shitake é muito bom em diversas receitas como sushi ou refogados com macarrão ou arroz, também é um excelente acompanhamento para carnes ou pratos vegetarianos com tofu.
Contém proteínas. Portanto ajuda a aumentar o metabolismo e a queima de gorduras, ao mesmo tempo em que oferece a sensação de saciedade.
Fornece fibras. Absorve gorduras e colabora com a sua eliminação, retira a fome e controla a ansiedade. Além disso, regulariza o estado da sua flora intestinal.
É rico em enzimas. Melhora a digestão e tem capacidade antioxidante. Estimula o sistema imunológico e ajuda a manter seu corpo saudável.
Se você não gosta do sabor ou não é um fã dos cogumelos também pode aproveitar suas propriedades comprando o cogumelo shitake em 60 cápsulas. Assim, também poderá absorver as propriedades da eritadenina sem a necessidade de comer os cogumelos.
Outros cogumelos para perder peso
Se você é um fã dos cogumelos deve experimentar todas as suas variedades comestíveis, existem muitos tipos de receitas que você pode aproveitar. E o melhor de tudo é que todos os cogumelos são baixos em calorias e são recomendados em dietas para perder peso.
Cogumelo reishi: De cor laranja avermelhado intenso, estes cogumelos tão vistosos são conhecidos por suas propriedades de queima de gordura, também são ricos em fibras e uma excelente escolha para substituir a carne.
Cogumelo maitake: Considerado um superalimento, o fungo ou cogumelo maitake cresce na base de carvalhos, olmos e bordôs. Tem uma textura carnosa muito particular, assim como seu sabor e aroma.
Cogumelo tibérico: Estes fungos não crescem em árvores, mas são uma mistura de bactérias e leveduras, também conhecido como kefir de água. São bons para tratar a constipação, melhorar a digestão e eliminar toxinas.
Fonte: Saúde Dicas
|
|
|
|