Home
 
MagisPharma
 
Produtos
 
Orçamento Online
 
Serviços
 
Atendimento
 
Trabalhe Conosco
     
 
CANAL DA SAÚDE


 
Not�cia - Como a massagem pode complementar alguns tratamentos? Como a massagem pode complementar alguns tratamentos?

Quem nunca desejou receber uma boa massagem depois de um dia cansativo e estressante no trabalho? A prática dessa atividade, que por muito tempo teve os seus benefícios relacionados apenas aos praticantes de esportes, também pode trazer inúmeras vantagens para pessoas comuns, sejam elas atletas ou não.

"Os principais efeitos da massagem são relaxamento profundo do paciente, alívio das tensões musculares e diminuição da dor, favorecendo a circulação. Ela promove também o aumento da irrigação sanguínea local, diminuição da inflamação e diminuição do edema (inchaço), melhorando a circulação sanguínea e proporcionando um conforto geral, além de aumentar a sensação de bem-estar, entre tantos outros benefícios", descreve a fisioterapeuta Beatriz Calil.

Apesar de estar relacionada, em alguns casos, à redução de medidas, a técnica da massagem manual não é a conduta mais indicada para essa finalidade. Porém, ela pode ser coadjuvante em um tratamento que deve incluir uma dieta orientada por profissionais (médicos e nutricionistas) e exercícios físicos regulares.

Conheça algumas das técnicas de massagem mais conhecidas.

Massagem clássica: é a massagem tradicional, de corpo inteiro, com uso de cremes ou óleos, e tem o objetivo de proporcionar ao paciente relaxamento, alívio das tensões e das dores musculares;

Drenagem linfática manual: auxilia na diminuição do inchaço de pernas, braços, rosto, articulações e é frequentemente realizada em gestantes, idosos e em pós-operatório. É importante saber que nesta massagem são realizadas pressões leves e o procedimento não deve ser doloroso. As pressões suaves feitas na pele direcionam o líquido corporal, favorecendo sua eliminação pela urina;

Shiatsu: é uma técnica terapêutica oriental em que, com a pressão dos dedos, cotovelos ou mão, são estimulados pontos dos meridianos utilizados na acupuntura, proporcionando reeducação física e mental através da sensibilização de pontos energéticos do corpo;

Massagem Ayurvédica: é uma técnica de massagem originada na Índia, feita com óleos essenciais. É profundamente relaxante, tendo a função de purificação e manutenção da saúde corporal;

Reflexologia: é a estimulação de pontos na região dos pés por meio de pressão, fricção e massagem, baseando-se no princípio de que o pé reflete todo o sistema corporal.

Tratamento complementar

A massagem começou a ser estudada com mais profundidade por muitos pesquisadores ao redor do mundo. O aumento do interesse pela pesquisa na área resultou em novas descobertas, como a utilização da massagem como tratamento complementar de algumas doenças. No entanto, vale lembrar que contraindicações também foram descobertas.

"É muito importante conversar com seu médico para receber orientações adequadas sobre o tratamento com massagem. A massagem pode auxiliar, por exemplo, no caso de fibromialgia, constipação intestinal leve, cefaleia tensional, dores musculares crônicas e hipertensão arterial, objetivando a redução dos níveis de estresse, além de contratura muscular, fadiga muscular e edemas pós-operatórios", completa Beatriz.

Quanto à escolha do massagista, a fisioterapeuta ressalta que ela é muito pessoal e que o paciente deve se sentir confortável com o profissional escolhido, uma vez que a massagem exige manipulação em parte ou em todo o corpo por meio do toque. Além disso, é importante investigar se o profissional tem uma formação técnica adequada e está habilitado a exercer a técnica de massagem.


Fonte: Idmed
 
 
 
                 
 
MagisPharma   Produtos Atendimento
Histórico Sáude e Bem-estar Contato
Serviços Nutrição e Suplementos Orçamento Online
Trabalhe Conosco Beleza e Estética Farmacêutico
  Florais e Homeopatia Localização
(19) 3289-2319
(19) 3289-1923
Av. Santa Isabel, 284
Barão Geraldo - Campinas/SP
atendimento@magispharma.com.br
 
   
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet