Home
 
MagisPharma
 
Produtos
 
Orçamento Online
 
Serviços
 
Atendimento
 
Trabalhe Conosco
     
 
CANAL DA SAÚDE


 
Not�cia - Cuidados com a coluna durante a gravidez Cuidados com a coluna durante a gravidez

Alguns autores afirmam que 50% das mulheres grávidas apresentam queixas de dores nas costas. A maior incidência ocorre no último trimestre, período em que as alterações posturais e a frouxidão ligamentar são mais evidentes.

A maioria das dores relaciona-se aos ajustes posturais em resposta a aumentos no peso corporal, alterações no centro de gravidade, trabalhos extenuantes com inclinação do tronco para a frente, ou mesmo com atividades diárias como sentar, levantar, andar, arrumar camas...

A lombalgia, dores na região lombar da coluna vertebral, durante a gestação é um sintoma que causa um grande incômodo e, dependendo do nível de dor, gera certo grau de incapacidade motora, prejudicando as atividades diárias, além de causar preocupação com o cuidado do bebê após seu nascimento. A lombalgia, portanto, gera desconforto à gestante, afetando sua qualidade de vida.

Quais são as alterações posturais que ocorrem no período da gestação?

Decorrentes do aumento do volume abdominal com a progressão da gestação, espera-se uma acentuação da lordose lombar e consequente possível aumento das demais curvaturas sagitais da coluna vertebral (cifose dorsal e lordose cervical).

Levando também em consideração a frouxidão ligamentar, que permite a abertura da bacia e facilita a saída do feto no parto normal, observamos a rotação externa nas articulações coxofemorais (quadril) e a necessidade do aumento da base de sustentação, afastando-se um pé do outro.

Passar muito tempo sentada ou parada é prejudicial?

Permanecer muito tempo em uma mesma posição, quer seja em pé, quer sentada, não é recomendado a nenhum ser humano. A sobrecarga muscular e a dificuldade de movimentação do sangue favorecem as dores musculares e a fadiga. Recomenda-se principalmente para mulheres grávidas a mudança de posição frequente. As cadeiras devem ter os assentos mais altos (usar almofadas) e braços, para que a mulher grávida use os braços enquanto se levanta.

A prática de exercícios físicos pode auxiliar a coluna?

Existem várias estratégias de ajustes da postura, usadas para compensar a carga aplicada anteriormente durante a gravidez. Sugere-se que a gestante busque manter a estabilidade da coluna com postura compensatória apropriada para neutralizar a massa adicional adquirida na região do abdome, de forma que a dor possa ser reduzida. Para tanto, necessita-se de exercícios que melhorem a resistência e o controle dos músculos que se inserem na coluna e na pélvis.

Por exemplo: o desvio pélvico anterior pode ser reduzido fortalecendo grupos musculares do abdome e poplíteos e alongando os músculos extensores do tronco (eretores) e os flexores do quadril. Nos estágios mais avançados da gravidez, os músculos abdominais apresentam-se destendidos (alongados), reduzindo sua eficácia e exigindo uma força adicional dos músculos poplíteos. Vale a pena lembrar aqui que se recomenda muito cuidado para a grávida ao realizar exercícios de alongamentos. A frouxidão ligamentar causada pelas alterações hormonais podem provocar lesões, tais como os estiramentos musculares.

Levantar peso prejudica a coluna durante a gravidez?

O afrouxamento do tecido conjuntivo (ligamentos...) decorrente da liberação de hormônios tais como a relaxina pode provocar lesões musculoesqueléticas graves à gestante, quando associado à sobrecarga. As consequências são ainda maiores quando se exigem esforços com o tronco fletido para a frente.

Existe algum descuido com relação à coluna que possa influenciar no bebê?

Se ocorrer um descuido da grávida e as dores nas costas aparecerem, só a necessidade do uso de algum medicamento já pode afetar o desenvolvimento do feto.

Algumas posições de alívio de dor podem não ser recomendadas durante a gestação. Se necessitar de repouso por tempo prolongado, o decúbito dorsal (deitar-se de barriga para cima) deve ser evitado pela grávida, uma vez que essa posição provoca alteração do fluxo sanguíneo ao feto, já que o útero em volume aumentado comprime a veia cava.

O tratamento alternativo chamado quiropraxia pode ser recomendado?

Muito pelo contrário. A quiropraxia utiliza-se de manipulações e manobras articulares. Essas manipulações devem ocorrer movendo passivamente a articulação, com alta velocidade e baixa amplitude, além da amplitude de movimento fisiológica (normal) e dentro da integridade anatômica.

Imagine articulações com ligamentos frouxos como os da mulher grávida sendo manipuladas! O risco de lesões musculoesqueléticas aumenta e muito durante a gestação. Pode ocorrer distensão ou lesão grave dos tecidos articulares, por isso, a quiropraxia é contraindicada na gravidez.


Fonte: Idmed
 
 
 
                 
 
MagisPharma   Produtos Atendimento
Histórico Sáude e Bem-estar Contato
Serviços Nutrição e Suplementos Orçamento Online
Trabalhe Conosco Beleza e Estética Farmacêutico
  Florais e Homeopatia Localização
(19) 3289-2319
(19) 3289-1923
Av. Santa Isabel, 284
Barão Geraldo - Campinas/SP
atendimento@magispharma.com.br
 
   
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet