Home
 
MagisPharma
 
Produtos
 
Orçamento Online
 
Serviços
 
Atendimento
 
Trabalhe Conosco
     
 
CANAL DA SAÚDE


 
Not�cia - Benefícios e receitas com Alfarroba Benefícios e receitas com Alfarroba

A alfarroba é rica em antioxidantes, e uma alternativa ao uso do cacau em pó. A alfarroba em pó que se encontra facilmente nos supermercados ou lojas especializadas em produtos naturais, tem 38 calorias por cada colher de sopa e é uma boa fonte de vitaminas A, B1 e B2, niacina, cálcio e magnésio. Além disso, não possui gorduras, glúten ou qualquer outra proteína.

É possível encontrar a alfarroba em pó para misturar no leite e adicionar a receitas tradicionalmente feitas com chocolate como biscoitos e bolos mas também existem produtos industrializados de alfarroba como barrinhas de cereais e geleias.

Uma das principais vantagens do uso da alfarroba em lugar do chocolate é que a alfarroba não tem cafeína como acontece com o cacau ou o chocolate e por isso pode ser ingerido por pessoas sensíveis à cafeína, mesmo de noite, sem diminuir a qualidade do sono.

Como usar a Alfarroba

A alfarroba pode ser usada em forma de pó na preparação de alimentos como bolos, pudins, biscoitos e doces, mas a goma de alfarrobeira serve como espessante e pode ser usada para engrossar a mamadeiras de bebês que sofrem com refluxo para diminuir a frequência dos vômitos.

Goma de alfarrobeira para vômito

Misturar 1 colher de sopa da goma com 1 copo de água e tomar a seguir. Para bebês a medida deve ser de 1g de goma para 100 ml de leite.

A goma de alfarroba é feita com a vagem da alfarrobeira, antes de ser processada e transformada em pó e é ela que contém as fibras que ajudam a diminuir os vômitos e é normalmente usada como espessante pela indústria alimentícia nos leites anti refluxo por exemplo.

Farinha de alfarroba contra diarreia

Misturar 25g de farinha em 1 copo de água ou leite mornos. Beber a seguir à cada diarreia.

Esta receita de farinha de alfarroba quando misturada com farinha de semente de girassol e de arroz pode ser usada contra diarreia até mesmo para bebês e mulheres grávidas.

Receitas com alfarroba em pó

Bolo de alfarroba sem glúten

Esta receita é fácil de fazer e não contém glúten, sendo uma boa opção para quem tem intolerância ao glúten ou doença celíaca.

Ingredientes

- 350 g de açúcar;
- 5 ovos;
- 150 ml de óleo de soja;
- 200 g de iogurte natural;
- 30g de alfarroba em pó;
- 200 g de creme de arroz;
- 150 g de polvilho doce;
- 150 g de fécula de batata;
- 10 gotas de essência de baunilha;
- 10 g de fermento em pó.

Modo de preparo

Bater os ovos, óleo, açúcar, iogurte natural e a essência de baunilha no liquidificador. A seguir, adicionar os produtos secos, misturando bem até que fique uma massa uniforme. Por último acrescentar o fermento e mexer suavemente para misturar bem. Assar em forma untada e enfarinhada durante 25 minutos, à 210ºC.

Creme de alfarroba para sobremesa

Ingredientes

- 200 ml de leite;
- 2 colheres de maisena;
- 2 colheres de alfarroba em pó;
- 1 colher de açúcar;
- 1 pau de canela.

Modo de preparo

Misturar a maisena com o leite ainda frio e depois de dissolvido acrescentar os outros ingredientes e levar ao fogo baixo durante alguns minutos, até engrossar. Quando atingir esse ponto, desligar o fogo, retirar o pau de canela, distribuir em pequenas forminhas e levar à geladeira por 1 hora. Servir gelado.

Para que serve a Alfarroba

A alfarroba pode ser usada como substituto do chocolate mas devido às suas propriedades medicinais, ela pode ser indicada como aliada no controle do colesterol, para baixar os triglicerídeos, para cessar vômitos e diarreia, sendo útil também contra indigestão e azia. Além disso, tem ação anti-refluxo sendo uma boa opção para ser usada em fórmulas infantis.

Os alimentos enriquecidos com alfarroba podem reduzir o índice glicêmico dos alimentos e por isso esta é uma boa opção para diminuir a frequência da hipoglicemia ou hiperglicemia, ajudando no controle da diabetes.


Fonte: Tua Saúde
 
 
 
                 
 
MagisPharma   Produtos Atendimento
Histórico Sáude e Bem-estar Contato
Serviços Nutrição e Suplementos Orçamento Online
Trabalhe Conosco Beleza e Estética Farmacêutico
  Florais e Homeopatia Localização
(19) 3289-2319
(19) 3289-1923
Av. Santa Isabel, 284
Barão Geraldo - Campinas/SP
atendimento@magispharma.com.br
 
   
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet