Home
 
MagisPharma
 
Produtos
 
Orçamento Online
 
Serviços
 
Atendimento
 
Trabalhe Conosco
     
 
CANAL DA SAÚDE


 
Not�cia - Zinco: mineral vital para sua saúde! Zinco: mineral vital para sua saúde!

O zinco é um mineral fundamental no desenvolvimento e funcionamento do organismo, especialmente do sistema imunológico e reprodutor. Possui ação antioxidante e está envolvido na formação óssea e cicatrização, assim como no metabolismo das proteínas e carboidratos.

A deficiência de zinco pode provocar uma série de problemas, como atraso da maturação sexual e óssea, queda de cabelo, lesões na pele e aumento da suscetibilidade a infecções.

Porque devo dar uma atenção especial ao zinco?

O zinco melhora a imunidade: Dentre todas as vitaminas e minerais, é o micronutriente com maior efeito sobre o sistema imunológico. É capaz de reduzir a duração e a gravidade de uma gripe. O mineral também está envolvido na atividade de mais de 300 enzimas. É indispensável para um bom funcionamento celular e participa da síntese e degradação das proteínas, carboidratos e lipídios.

O zinco beneficia o sistema cardiovascular: A presença de zinco está ligada a um menor aperto nos vasos sanguíneos. Ele ajuda a regular substâncias envolvidas no controle da pressão. Também é essencial para a reparação de danos nos vasos causados pela oxidação do colesterol LDL. Com isso, o risco de aterosclerose cai.

O zinco ajuda prevenir o Alzheimer: O zinco integra uma enzima chamada superóxido dismutase, que nos protege do estresse oxidativo. Quando ela não está presente, o cérebro fica bastante vulnerável à ação dos radicais livres, fator que aumenta o risco de Alzheimer.

O zinco ajuda na depressão: Determinou-se em pesquisas com mulheres jovens que o nutriente melhora o quadro de depressão. Ao que parece, ele facilita certas sinapses (sinais trocados entre os neurônios), e isso afastaria os sintomas da melancolia intensa.

O zinco controla o diabetes: O mineral tem relação íntima com a estocagem e a liberação de insulina. A carência de zinco acelera o processo de resistência a esse hormônio, deixando-nos mais propensos ao diabetes. Ainda, a suplementação do mineral já provou exercer impacto positivo no controle da retinopatia diabética — quando o portador da doença tem a sua visão ameaçada.

O zinco ajuda na cicatrização: A deficiência de zinco prejudica a reparação do tecido cortado. Isso por quê o zinco participa da fabricação de colagenase, enzima responsável por produzir colágeno — uma espécie de cimento da pele. Não à toa, pomadas para cicatrização são feitas com essa substância.

O zinco é excelente para as grávidas: O zinco é tão crucial na fase de gravidez que a recomendação de ingestão sobe: passa de 8 para 11 miligramas por dia. O déficit materno da substância pode causar infecções intrauterinas, atrapalhar o desenvolvimento fetal e contribuir para o baixo peso do bebê ao nascer. O zinco auxiliaria a “segurar” a criança dentro da barriga até a 40ª semana de gestação, quando então seu corpinho já está pronto para encarar o mundo.

O zinco é bom para resfriados: Ao tomar zinco, no máximo 24h após a aparição dos primeiros sintomas de resfriado, diminuiu em 3 dias a duração dos sintomas, de acordo com um estudo clínico. A dose utilizada foi de 12,5 mg a 15 mg de zinco a cada 2–3 horas durante o período do resfriado. Pode-se dizer que o zinco reduz cerca de metade da duração dos sintomas do resfriado. Esse tratamento para resfriados não deve ser superior a 4 dias.

O zinco pode ajudar nos sintomas da TPM: Mulheres que consomem mais de 10 mg por dia de zinco parecem ter menos sintomas da TPM. No entanto, o estudo centrou-se sobre a influência do ferro na prevenção da tensão pré-menstrual. A dose diária de zinco (e outros minerais eficazes para o tratamento de TPM, tais como magnésio, ferro e cálcio) pode ser obtida através da dieta ou por meio de suplementos alimentares.

O zinco ajuda a tratar acne: Por usa ação em enzimas determinantes, o zinco tem ação anti-inflamatória contra a acne. O zinco também diminui a produção de sebo, um dos principais desencadeadores da acne, inibindo a 5-alfa-redutase enzima, responsável pela conversão de testosterona em diidrotestosterona.

Como obter o zinco?

O zinco não é produzido pelo nosso corpo e deve ser ingerido através da alimentação ou suplementação.

Alimentos Ricos em Zinco

Para manter níveis saudáveis de zinco, é importante incluir alimentos ricos em seu dia a dia. As principais fontes de alimentos com zinco são:

- Ostras;
- Camarão;
- Carne Bovina;
- Carne de Frango;
- Peixe;
- Gérmen de trigo;
- Grãos Integrais;
- Castanhas;
- Cereais.

Legumes e Tubérculos

Frutas e hortaliças em geral são pobres em zinco bio-disponível.


Fonte: Beleza e Saúde
 
 
 
                 
 
MagisPharma   Produtos Atendimento
Histórico Sáude e Bem-estar Contato
Serviços Nutrição e Suplementos Orçamento Online
Trabalhe Conosco Beleza e Estética Farmacêutico
  Florais e Homeopatia Localização
(19) 3289-2319
(19) 3289-1923
Av. Santa Isabel, 284
Barão Geraldo - Campinas/SP
atendimento@magispharma.com.br
 
   
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet