|
CANAL
DA SAÚDE
|
|
|
Not�cia - Saiba os benefícios da pimenta e como incluí-la no cardápio
Saiba os benefícios da pimenta e como incluí-la no cardápio
Conhecida por seu sabor picante, a pimenta pode se tornar uma grande aliada de um organismo saudável e de uma alimentação equilibrada. Segundo a nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian, devido à substância capsaicina, contida nesse fruto, a pimenta é excelente para aumentar a imunidade do organismo.
Benefícios da pimenta
Conheça os benefícios das vitaminas e minérios ocultos pelo sabor picante desse alimento:
Vitamina A: combate os radicais livres, auxilia na formação dos ossos e no funcionamento da retina;
Vitamina B1: atua no funcionamento do metabolismo;
Vitamina B2: ajuda a proteger o sistema nervoso;
Vitamina C: fortalece o sistema imunológico e aumenta os níveis de absorção de ferro pelo intestino;
Vitamina E: possui ação antioxidante;
Niacina: auxilia na manutenção da pele, protege o fígado e ajuda na regulamentação de colesterol no sangue.
A pimenta também possui propriedades analgésicas e energéticas, favorecendo a redução de coágulos no sangue. Devido aos seus minérios e vitaminas, esse fruto possui ação antioxidante, anti-inflamatório e anticancerígeno.
“Além disso tudo, a pimenta ainda ajuda no emagrecimento, pois estimula o sistema nervoso a aumentar a produção de catecolaminas, adrenalina e noradrenalina, que atuam na saciedade, reduzindo o apetite. Por ser considerado um termogênico natural, ela faz com que o organismo gaste mais calorias na sua digestão”, explica a nutricionista Camila Monteiro.
Cuidados e contraindicações
Apesar de todos os pontos positivos, a pimenta é contraindicada para pessoas que sofrem com úlcera, gastrite e hemorroida, e deve ser consumida apenas em pequeniníssimas quantidades.
Fúlvia Gomes Hazarabedian também recomenda que mulheres grávidas evitem o consumo de alimentos picantes, devido à sua ação estimulante.
Alivie o sabor e inclua na dieta
Após conhecer todos os benefícios, aposto que você vai querer acrescentar a pimenta no seu dia a dia!
O que te impede? O sabor apimentado? Segundo a nutricionista Camila Monteiro, a melhor forma para aliviar a picância é adicionar amido durante o preparo dos alimentos temperados com pimenta. “A batata, por exemplo, é rica em grãos de amido, então se exagerou no preparo com a pimenta, acrescente a batata por alguns minutinhos e pronto!”, explica. Além disso, produtos lácteos também possuem essa função.
Fonte: Revista Shape
|
|
|
|