|
CANAL
DA SAÚDE
|
|
|
Not�cia - Guia para combater a pele oleosa
Guia para combater a pele oleosa
É comum pessoas que têm pele oleosa terem mania de lavar o rosto várias vezes ao dia. Mas você sabia que isso, além de não ajudar, pode agravar o problema?
A dermatologista Adriana Salgado explica que a pele deve ser lavada duas vezes ao dia com sabonetes específicos para pele oleosa e assim mantê-la sempre limpa e com a oleosidade sob controle.
Além de lavar duas vezes ao dia, é importante usar os produtos adequados para o seu tipo de pele. O uso de produtos para outros tipos pode agravar a oleosidade. Por exemplo, produtos que não são específicos para pele oleosa podem não conseguir tirar o excesso de óleo e assim não atingir a limpeza necessária.
Lavar muito o rosto faz mal
“Quando a pessoa que já tem a pele oleosa lava o rosto muitas vezes ao dia, a pele entende que aquilo que produz não é suficiente e aí produz ainda mais oleosidade”, explica a dermatologista.
Além disso, a médica indica o uso de loções tônicas, adstringentes e produtos para tratamento da acne, já que a pele oleosa é porta de entrada para cravos, espinhas e acne.
Bactérias da pele
Quando a pele é oleosa, as bactérias utilizam o óleo da pele como meio de cultura, penetram nos poros, inflamam as glândulas sebáceas e causam a acne.
Apenas a limpeza não é capaz de combater 100% da oleosidade já que ela é genética e, nas mulheres, seu grau varia de acordo com fatores hormonais. O cuidado com a limpeza da pele ajuda a não piorar a oleosidade, mas só ela não é capaz de combatê-la.
Gordura corporal: como afeta a pele?
Estar acima do peso ideal pode ser prejudicial até para a pele. Se a pessoa já tem tendência a ter uma pele oleosa, a má alimentação e o excesso de gordura podem contribuir ainda mais para o aumento da oleosidade.
Segunda a doutora Adriana Salgado, já foi constatado que a oleosidade da pele diminui com a perda de peso e que o excesso de açúcar piora a acne. Por isso que dieta equilibrada e com consumo moderado de açúcar contribuem para uma pele mais bonita.
Tratamento
A limpeza da pele é fundamental e quem tem pele oleosa deve usar produtos adequados. Quem ainda assim se sentir incomodado com a oleosidade da pele, com os cravos e espinhas deve procurar um dermatologista.
Fonte: Bolsa de Mulher
|
|
|
|