|
CANAL
DA SAÚDE
|
|
|
Not�cia - Como amenizar as dores da malhação
Como amenizar as dores da malhação
Tanto a musculação quanto a atividade aeróbica exigem muito dos músculos. O aumento da intensidade dos movimentos e das cargas durante o exercício físico provoca micro-lesões musculares, deixando o corpo dolorido.
Segundo o fisioterapeuta Leonardo Machado, outra causadora das dores é a hipóxia. “Falta de oxigênio nos tecidos”, explica.
Em razão do estado de contração aumentado, a vascularização para os tecidos fica comprometida. “Como consequência , muitos metabólitos e toxinas oriundas desta contração tenderão a permanecer local gerando dores e desconforto e também contribuindo com a lesão tecidual”, completa.
Veja dicas para amenizar as dores
Diminua a carga: “As dores são proporcionais ao grau de estímulo”, ressalta Leonardo. Quanto maior for a intensidade, maiores serão as chances de micro-lesões.
Não faça com pressa: O fisioterapeuta recomenda realizar o treino de forma lenta e progressiva, respeitando as peculiaridades de cada um.
Alongamento sempre: “O aporte sanguíneo é essencial para o músculo”, acrescenta. O relaxamento por meio do alongamento retoma a normalidade muscular.
Beba água: A indicação do fisioterapeuta é ingerir o líquido para facilitar a eliminação de toxinas.
Dê um tempo para recuperação: “Quanto maior for a intensidade do exercício, maior dever á ser o tempo de repouso para evitar lesões como as famosas fraturas por estresse”, alerta Leonardo.
Faça exercício regularmente: Uma pausa muito longa pode deixar o corpo despreparado para a atividade devido a baixa de rede vascular.
Alerta
“Embora a prática de atividades físicas seja considerada boa para a saúde, esta pode trazer diversos prejuízos quando o corpo não se encontra apto a tal”, considera o especialista.
Realizar um treino sem monitoramento e cuidados necessários pode colaborar para o surgimento de problemas ortopédicos. Leonardo atribui o aparecimento de distúrbios ao aumento do estresse sobre a estrutura músculo-esquelética.
A sobrecarga constante pode atrapalhar o sistema de reparo muscular e causar degeneração. “Antes de realizar qualquer atividade física, a pessoa deve ser avaliada por um fisioterapeuta para que o mesmo possa investigar eventuais desequilíbrios musculares e perdas de flexibilidade”, finaliza.
Fonte: Revista Shape
|
|
|
|